Menu fechado

Diversificando na Renda Fixa!!!

Diversificar o portfólio de ações é muito importante e na renda fixa não seria diferente. Na renda fixa, geralmente os investimentos com maior prazo de vencimento são os que oferecem a melhor taxa de retorno. Segue os CDB’s oferecidos pelo Banco Máxima que exemplificam bem essa questão.

Taxas

Portanto, para aumentar seu retorno, é muito importante você dividir o s seus investimentos em diferentes prazos de vencimentos. Segue como eu faço:

1° – Investimento com liquidez diária: Apesar do retorno menor, é preciso ter um valor disponível para alguma emergência ou até mesmo para uma grande oportunidade que apareça.

2° – Prazos de vencimentos entre 1 e 2 anos: Aqui considero com base nas minhas perspectivas de gastos para os próximos  1 ou 2 anos que não precisarei do dinheiro. E caso ocorra alguma emergência, o valor investido com liquidez diária tem que cobrir.

3° – Prazos de vencimentos acima de 3 anos: Nestes investimentos destino uma parte bem menor do meu portfólio, porém considero que é um dinheiro que “não tenho” e não poderei contar tão cedo. Mas os investimentos aqui são de grande importância, pois são os mais rentáveis.

Segue último investimento que fiz na renda fixa. Debênture da Cemig com vencimento em 2021 e taxa de retorno igual à IPC-A + 9,40.

Debenture

Um retorno muito atraente, ainda mais considerando que o ciclo de redução de juros já começou há alguns meses. O risco é a Cemig quebrar e não honrar com os pagamentos, porém acredito bem improvável neste prazo, por ser uma empresa de suma importância para o estado de Minas Gerais e que tem como maior acionista o governo.

Siga o “Em Busca do Milhão” e acompanhe todos os passos desta jornada!

5 comentários sobre “Diversificando na Renda Fixa!!!

  1. marco souza

    As debêntures ok!! Mas quanto ao Banco há comentários que está enfrentando problemas, por isso, a razão de captar com altas taxas!! Outro que devido os problemas que o país vem passando, Digital!!

    • Em Busca do Milhão

      Olá Marcos… Sim, antes de investir é sempre importante verificar a situação do banco e qual o rating dele. Neste caso utilizei o Banco Máxima somente como exemplo, para mostrar a diferença na taxa de retorno de acordo com o tempo do investimento.
      Abraço

    • Em Busca do Milhão

      As taxas atuais eu acho um bom investimento, porém o risco é bem mais alto e a variação muito grande. Eu tenho uma porcentagem bem pequena de NTNB 35 em minha carteira.
      Abraço

  2. Pingback: Debêntures CMDT23 (Cemig) – Investindo Mais! | em busca do milhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *