Menu fechado

Debêntures CMDT23 (Cemig) – Investindo Mais!

No post “Diversificando na Renda Fixa” mostrei que comprei debêntures da Cemig que pagavam IPCA + 9,40%.

Agora, estou aproveitando a oportunidade de investir um pouco mais nessas debêntures que estão pagando IPCA + 9,50%. Apesar do risco moderado, não quis perder a chance de investir com um rendimento anual de 9,5% acima da inflação até 2021. Ainda mais com a perspectiva de redução dos juros (Taxa Selic) pela frente.

Abaixo meu investimento na debênture CMDT23.

Debenture

Siga o Em Busca do Milhão e acompanhe todos os meus investimentos.

10 comentários sobre “Debêntures CMDT23 (Cemig) – Investindo Mais!

  1. Rafael Medeiros

    Oi, camarada!

    Vc viu que essa mesma db tá agora com 9,7%? Eu comprei um valor parecido com o seu a 9,5%. Já comprei algumas da Rodovias Tietê que é bem mais arriscada, mas a questão é… vc está confortável com a CEMIG?

    Digo isso, pq li que a estatal tem chances grandes de perder 5 concessões de hidrelétricas, por falta de acordo na renovação do contrato. Acho que se ela perder, fica um pouco mais exposta a improbabilidade de não ter recursos pra pagar os debenturistas. O que que vc acha?

    • Em Busca do Milhão

      Olá, Rafael.
      Percebi, aumentou mais um pouco ainda!
      Estou tranquilo sim… A Cemig está com um plano grande de desinvestimento e com foco em reduzir sua dívida. E até 2021, não acredito que a empresa possa entrar em uma situação tão difícil que não consiga honrar com seus compromissos!
      Mas de toda maneira, o que me faz ficar mais tranquilo é que dediquei menos de 5% do meu portfólio neste investimento…
      Como não temo como prever o futuro, a diversificação me mantém mais seguro.
      Abraço

  2. rodrigo

    pergunta cemig foi rebaixada pelo rating pela moody estava pensando em comprar na epoca estava 9.40 mais ipca e agora pulou da 10.00 + ipca e ela tem muita divida pelo meu olhar o retorno e bom sempre tem risco de ela nao honrar as dividas, ela é uma empresa de grande porte precisa de caixa e investidores vale a pena

    • Johnny

      Eu estou indo por este pensamento, Rodrigo. De fato não dá pra dispensar a chance de perder uma rentabilidade de 10%a.a + correção IPCA. Só se consegue essas rentabilidades altas em empresas que estão nessa situação. É o caso do risco x rentabilidade. A VALE está com uma debênture para o mesmo prazo e pagando somente IPCA + 4,1%, porque vive outro momento. Outro detalhe é que o rating dela está Ba1. Acima do Brasil que está em Ba2 pela Moodys. Aos olhos da agência internacional, ela tem mais garantia de pagar do que o Governo. Vlw

    • Em Busca do Milhão

      Então, eu sei que quando esse debênture foi lançada há algum tem tempo ela pagava IPCA + 4,7%. Pode ser que a corretora remunera o IPCA + 9,7%, porém na carteira ainda aparece com o valor que ela foi lançada. Mas de todo jeito eu entraria em contato com a corretora para confirmar a rentabilidade. Na corretora que eu uso aparece na carteira com o valor que paguei mesmo… IPCA + 9,5%.
      Até mais!

      • Niko Bellic

        O valor da debênture é IPCA + 4,7.. Porém, você comprou com deságio no mercado secundários (ou seja, comprou por um valor menor – desvalorizado) . A diferença do valor real para o
        Que pagou faz com que receba ganho real de IPCA + 9x (esse é o chamado speed).
        Uma curiosidade, o valor que comprou deveria ser um pouco maior. Porém a corretora end um pouco mais caro do que realmente pagou, fazendo com que sua taxa (9x) seja um pouco menor. Compare por
        Exemplo, a taxa de Easy com a da XP. A XP é um pouco melhor..

        Esse é o chamado não existe almoço grátis!! Ou, não existe taxa 0.. Rs

  3. Daniel

    Vcs acham que vale a pena o risco? Li a respeito da nova gestão, os esforços que estão fazendo e tal, mas o mercado acredita que será um grande desafio se recuperarem dessa enorme dívida. Na prática, dão calote na gente se estiverem quase falidos? Pq se não conseguirem pagar, terão de reverter em ações da empresa.

    • Em Busca do Milhão

      Realmente o retorno é maior que a média do mercado e o risco também!!! Porém por ser um período até 2021, para mim vale o risco e eu também não investi um porcentagem muito grande do meu portfólio! Menos que 5%….
      Sim ela teria que estar em uma situação muito ruim para não pagar. Para mim o risco x retorno vale a pena!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *