Turning the Key – Escapando da “Corrida dos Ratos*”

Meus conceitos sobre investimentos realmente mudaram entre novembro e dezembro de 2015, após ler um clássico da literatura “Pai Rico e Pai Pobre” de Robert Kiyosaki e Sahorn Lechter. O livro trata de maneira simples o conceito de investimentos e define um ativo como item que produza renda, como: propriedades alugadas, ações, aplicações em tesouro direto e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), por exemplo. Na outra ponto temos os passivos, qualquer coisa que produza gastos como: a casa própria, veículos , bens de consumo em geral. Os ricos investem em ativos e tem com principio fazer o dinheiro trabalhar por eles e não trabalhar pelo dinheiro. Ponto básico para ser bem sucedido nos investimentos é nunca confundir ativos com passivos.

“Pai Rico e Pai Pobre” não traz conceitos e maneiras de como diversificar nós investimentos e ter uma rentabilidade acima da média, mas nos leva a refletir sobre a possibilidade de conquistar a independência financeira e não ficar a mercê de um emprego o resto da vida.

A partir deste ponto comecei a me aprofundar nos estudos e nas diversas maneiras de investimento. Em janeiro de 2016 montei uma carteira de investimento em ações, renda fixa pós e pré-fixada e tesouro direito. E mais possibilidades de investimentos estão sendo analisadas como dólar, ouro, fundos imobiliários e opções. Tudo visando conseguir ter uma rentabilidade acima da média e proteger o patrimônio.

Nos próximos posts começarei a detalhar todos os investimentos e que motivos me levaram a escolhê-los. Dividirei todos os valores investidos em cada investimento, a carteira de ações e assim poderão acompanhar a rentabilidade mensalmente de toda a carteira e o passo a passo para chegar à meta de um R$ 1.000.000,00.

* Termo popularizado no livro Pai Rico, Pai Pobre. Mais detalhes em https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida_dos_ratos

Businessman running in a hamster wheel

Corrida dos Ratos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s