Estácio (ESTC3) – Aproveitando a queda das ações e comprando mais!!!

Estácio é a segunda maior empresa do setor de ensino superior no Brasil atrás somente da Kroton. No final do mês de março de 2016 contava com 587,8 mil alunos matriculados nas modalidades presencial e à distância, em cursos de graduação e pós-graduação. A companhia está bem distribuída nos principais centros urbanos de 22 estados brasileiros e no Distrito Federal com 36 faculdades e 170 pólos de ensino à distância credenciados pelo MEC.

Estácio vem crescendo desde sua fundação em 1970 e aproveitando o potencial mercado brasileiro de ensino superior. Com base em dados divulgados pelo MEC em 2013 o Brasil representava o quinto maior mercado de ensino superior do mundo e o maior mercado de ensino superior da América Latina, com aproximadamente 7,3 milhões de matrículas. Apesar disso tínhamos, em 2013, somente 16,5% da população brasileira entre 18 e 24 anos matriculada em instituições de ensino superior, uma porcentagem ainda bem abaixo da meta de 33% estipulada pelo Governo Federal para até 2024. Portanto no longo prazo e com base no potencial mercado a previsão da Estácio é continuar expandindo.

Vamos começar a analisar os dados da Estácio pela base de alunos, afinal é isso que gera a receita da empresa:

1) Base de Alunos

Base de Alunos Gráfico

Base de Alunos

Estácio vem crescendo sua base de alunos consistentemente através dos últimos anos, mostrando que a empresa está aproveitando bem o potencial de crescimento do mercado brasileiro de ensino superior. Acredito que ESTC3 tem tudo para crescer nos próximos anos e acompanhar a meta do governo federal de ter até 2024 33% da população entre 18 e 24 anos matriculadas em curso de ensino superior. Lembrando que Estácio já fechou o 1T16 com 587.700 alunos.

2) Receita Líquida e Lucro Líquido

Assim como a base de alunos, a Receita Líquida e o Lucro Líquido vêm crescendo no decorrer dos anos. Podemos ver na tabela abaixo que apesar da crise e redução dos incentivos do governo (FIES), a Estácio mostra capacidade de andar com as próprias pernas e apresenta um expressivo crescimento nos lucros.

Receita e Lucro

3) Valor das Ações

Ações

Apesar da empresa estar mostrando resultados consistentes nos últimos anos o valor da ação caiu 41,4% entre 2014 e 2015. Acredito que isso se deve principalmente ao pessimismo do mercado e a redução dos incentivos do governo, porém a empresa continua crescendo e faz todo sentido para mim, como investidor de longo prazo, comprar ações de ESTC3.

Decidi aumentar minhas ações da Estácio na sexta-feira (06/05/2016) no valor de R$10,99 aproveitando a queda de 21,2% em relação a 2015. Assim fico com um valor médio por ação de R$ 11,57.

Compra ESTC3

Torcendo para o Brasil realmente virar o país da EducaçãoEmotion Edu.

Obs: Estou destacando esse pontos da Estácio, mas para investir em uma empresa sempre importante analisar os balanços dos últimos anos, nível de endividamento e etc. Quanto mais você souber sobre uma companhia mais tranquilo você fará seu investimento.

Siga o blog Em Busca do Milhão e acompanhe todos os investimentos!!!

Anúncios

2 comentários sobre “Estácio (ESTC3) – Aproveitando a queda das ações e comprando mais!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s