VALID – Em Constante Evolução Desde 1957!

Neste post irei descrever os principais motivos que me levaram a adicionar a VLID3 na minha carteira de ações.

Fundada em 1957, ainda com o nome Thomas de La Rue, a empresa atuava na  venda de papel de alta-segurança e tecnologias de impressão, como cheques e posteriormente cartões telefônicos. Atualmente a Valid tem 4 segmentos, que são: Certificação Digital, Meios de Pagamento, Sistemas de Identificação e Telecomunicações. Dentre esses segmentos tem vários produtos como passaporte, carteira de habilitação, cartões bancários e SIM Card. A empresa vem se adaptando a novas tecnologias há 60 anos e já há  indícios de novas linhas de produtos/serviços para atender as novas demandas que a inovação tecnológica traz consigo. Portanto, mantenho uma visão positiva para empresa no longo prazo.

Agora, vamos aos últimos resultados anuais.

Resultados Valid

Podemos notar que o lucro líquido da companhia caiu quase 20% em 2016. E pelos resultados do 1T17, no qual a receita comparada com o 1T16 caiu 19,1% e o lucro liquido caiu 35,6%, é possível que o resultado anual de 2017 seja ainda pior que 2016.

Resultados 1T

É inegável que a Valid vem tendo dificuldades nos últimos trimestres, porém a empresa tem focado muito em reduzir os custos e aumentar as margens. Um bom exemplo disso é a unificação das unidades fabris do Brasil e dos EUA, que visam reduzir os custos de fabricação de alguns produtos (finalizado em março/2017). Outro exemplo, são as despesas de R$ 5,4 milhões em consultoria com foco em melhoria de processos.

Vamos às cotações das ações da Valid nos últimos anos.

Cotações

Aqui não está sendo considerado a questão de bonificações em ações ou dividendos, mas é possível perceber como a empresa está sendo castigada na bolsa. O atual valor da ação é praticamente a metade do valor em 2013. Apesar das dificuldades que ela está passando, mantenho uma perspectiva positiva para a empresa no longo prazo. Portanto, estou considerando aumentar minha posição em VLID3.

Obs: Deixo claro que meus posts não tem objetivo de recomendar a compra de qualquer ação. O foco é mostrar como estou buscando, através dos investimentos, aumentar meu patrimônio. Deixo sempre a dica que para investir em ações é importante analisar a evolução dos indicadores da empresa nos últimos anos, ler os relatórios (pelo menos desde 2013) e buscar outras fontes de consulta.

Siga o Em Busca do Milhão!!!

 

Anúncios

2 comentários sobre “VALID – Em Constante Evolução Desde 1957!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s